segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Ofícios Curiosos - Bastidores 3: Papai Noéis

Por Aline Lima

O final do ano está chegando e, com ele, o Natal. Dentre os diversos símbolos tão característicos desse período, o Papai Noel ganha destaque, de modo que sua presença é praticamente obrigatória nos estabelecimentos comerciais. A experiência de se tornar um Papai Noel é algo realmente peculiar, afinal, como vivem os diversos Papai Noéis espalhados pela cidade? Como são escolhidos para exercer essa função? E quem realmente são? Diante de questões como essas, resolvemos pesquisar mais sobre esses profissionais.

Com a ideia de comparar o perfil dos Papai Noéis que trabalham em realidades diferentes na nossa cidade, decidimos entrevistar o Bom Velhinho de alguns shoppings. De repente, lembramos de um personagem tão presente em nossa vida acadêmica, mas que muitas vezes passou despercebido pelas pessoas: o Papai Noel verde (ou azul). Ele costumava pedir dinheiro no cruzamento da Av. da Universidade com a Av. 13 de Maio e tinha um grande diferencial com relação aos outros, trabalhava o ano inteiro.

Entrevistá-lo seria muito importante para nossa matéria, teríamos de fato um choque de realidade para mostrar. Fui com o Thiago Andrade pedir informações sobre o Papai Noel para os seguranças da Universidade e vendedores do local, mas ninguém sabia o paradeiro dele. O máximo que conseguimos foi a informação de que aproximadamente há um ano ele precisou fazer uma cirurgia e nunca mais foi visto. Devido à falta de informação e pouca estrutura para procurá-lo, tornou-se inviável mantê-lo como fonte (para nossa tristeza) e seguimos para o Shopping Benfica.

No Shopping, entrevistamos o Papai Noel durante uns 7 minutos e obtivemos informações importantes para nosso trabalho. No dia seguinte, fomos ao Shopping Ouro Verde onde conversamos com um dos Papai Noéis mais antigos da cidade! E, para entrar no espírito natalino, encerramos nossa entrevista ao som do coral que se apresentava no local.



Eventualmente, foi preciso interromper as entrevistas com a aproximação de crianças. O mais interessante nessas horas, foi observar os olhinhos delas brilhando diante do Bom Velhinho. Algumas mais receosas, outras mais confiantes, mas todas tinham a magia do Natal estampada nos rostinhos: sim era o Papai Noel que estava alí! Claro que não podíamos ficar de fora, então aproveitamos para tirar nossa foto com o Papai Noel (e ainda ganhamos pirulito). \o/

Pegando carona no trenó
Foto: Thiago Andrade

Thiago na casa do Papai Noel
Foto: Aline Lima

2 comentários:

Naia disse...

Aline, texto ótimo, sensibilidade alta e AMEI as fotinhas com o Papai Noel. Isso sim é vivenciar a pauta. Parabéns!!!

Juscelino disse...

Massa, Aline! A ideia do Papai Noel verde (azul?) foi muito bem lembrada. Pena que não deu certo. Mas as profissões curiosas tão se encorpando. Vão com gosto que vai ficar da hora! o/